quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Discernindo Propósitos




“Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos
sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua
terra? E de que povo és tu?” Jn 1.8



Tudo que fizemos na vida tem como base propósitos. Toda semente plantada, aponta para um propósito, ainda que não seja o fruto, mas quem sabe folhas que gerem sombra.

Muitas pessoas nessa época de fim de ano estabelecem propósitos para o novo ano. Confesso que eu também faço. A vida sem propósitos não tem motivação.

Um livro muito bom que li foi uma vida com propósitos, do Pr. Rick Warren, onde se fala de princípios de uma vida cristã sem excessos, sem religiosidade.

Deus nos fez com propósitos!

Salomão diz algo interessante em Ec. 3.1 "Em Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu".

Ou seja, eu entendo que precisamos alinhar nossos propósitos, aos propósitos de Deus para nossa vida.

Nem tudo que é propósito nosso, é Dele, nem tudo que é propósito Dele, é nosso.

Isso é uma condição que gera situações de frustrações.

Precisamos discernir esse momento para que nossa fé não adoeça, e para que possamos entender a vontade de Deus em nossa vida.

Se está escrito que sua vontade é boa, perfeita e agradável, porque muitas vezes queremos estar num lugar fora desse contexto?

Porque não discernimos seus propósitos!

Discernir é saber distinguir, perceber claro por qualquer um dos sentidos, é uma pré-ação de compreensão.

 “O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre.” PV 28.26

Sem discernimento não se entende. Discernimento é amigo íntimo da sabedoria.

 “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possui adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará. Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará”. Pv 4.7-9

Buscando sabedoria, os propósitos de Deus se clareiam na nossa caminhada! Meu pastor e amigo prega que a sabedoria é uma pessoa, é Jesus, e acredito com todo meu coração nisso.

Quando Jesus cumpria seu ministério na terra como homem, os religiosos da época pediam um sinal, apesar das curas, das maravilhas, do amor que era derramado sobre as pessoas.

Jesus imediatamente falou a respeito da situação vivenciada pelo profeta Jonas.

Quando não entendemos o propósito de Deus é assim, precisamos de um sinal!

Jonas recebeu uma instrução para ir a Nínive pregar o evangelho, mas resolveu descer a Jope pra ir a Társis.

Nínive era capital da Assíria que tinha o exército mais sanguinário da época. Segundo a história os assírios arrancavam a pele de seus inimigos vivos entre outras atrocidades.

Quando Jonas recebeu esse chamado, ele entendeu que os assírios receberiam misericórdia, e não se conformou com isso, ondedesobedeceu, fugiu. O problema de Jonas não era entender o propósito de Deus,  e sim "aceitar o propósito de Deus".

Quando não aceitamos o propósito de Deus, trilhamos num lugar o qual conoto como o "caminho de Jope". É um percurso onde os ventos ficam mais fortes, onde o mar se alvoroça, e até tempestades se formam e  somos rejeitados. Entramos num ambiente de prisão e solidão. Entendemos "mais do que nunca (o loco meu.. heheh)", a prática da oração íntima!
Geralmente quando estamos nesse caminho é porque estamos mornos (Jonas foi vomitado do ventre do peixe), mas nem se demos conta.
O caminho de Jope é um caminho que trás disciplina, gratidão e dependência, discernimos um pouco mais sobre MISERICÓRDIA! É um caminho que nos lança para o propósito de Deus!

E como vivemos os propósitos de Deus?

1 - Entendendo quem somos em Deus
Quando questionado a Jonas sobre quem ele era, prontamente respondeu (vers.9): “Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca."
Tem pessoas que vivem questionando-se sobre qual é o propósito de Deus para suas vidas. Enquanto elas não entenderem quem elas são em Deus, para que Deus a chamou, nunca entenderam os propósito de Deus!
Jonas era hebreu e temia ao Senhor no arraial de profetas e em terra estranha, nas situações de paz, e nas situações de guerra! Você é o mesmo com seus amigos, sua família e seus irmãos na fé?

2 - Discernindo Seu propósito
 "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos
do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55.8-9
Em muitas ocasiões os propósitos se Deus não se alinham aos nossos desejos pessoais!

3 - Aceitando Seu propósito
Esse foi o problema de Jonas. O propósito de Deus bateu de frente ao seu conceito de justiça própria.
Você prefere o Seu propósito, ou descer a Jope? Medite nisso!

Querido (a), às portas está 2010! Que possamos entender e aceitar os propósitos de Deus para caminharmos nas suas promessas, que é o melhor pra nossa vida!
Confesso que 2009, andei, caminhei em Jope... Mas creio que 2010, Grandes coisas estão acontecendo, Obras maiores se farão na minha e nasua vida.. Profetizo!

Um abraço a todos!

Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário